DELF / DALF

DELF-DALF.jpg

 informações e inscrições delf/dalf: 

Informações Gerais

O DELF – Diplôme d’Études en Langue Française (Diploma de Estudos em Língua Francesa) e o DALF – Diplôme Approfondi de Langue Française (Diploma Aprofundado de Língua Francesa) são os diplomas oficiais vitalícios concedidos pelo Ministério da Educação Nacional da França e reconhecidos no mundo todo que certificam as competências em francês dos candidatos estrangeiros. As diferentes versões possíveis dos diplomas são independentes entre si e correspondem aos níveis de competência do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CECRL, na sigla em francês) do Conselho Europeu, que vai do nível A1 (elementar) ao nível C2 (proficiente). O DELF certifica dos níveis A1 ao B2 e o DALF atesta os níveis C1 e C2.
Para conseguir a certificação, é necessário passar por quatro provas, cada uma delas pontua de 0 a 25 uma competência linguística diferente do candidato. As provas coletivas de compreensão oral, compreensão escrita e produção escrita possuem essa nomenclatura pois todos os candidatos do mesmo nível e versão do diploma devem realizá-las no mesmo dia e horário definidos previamente pela Embaixada da França, não havendo possibilidade de mudança de datas; já as provas individuais de produção oral podem ser marcadas pela Aliança Francesa de Goiânia em qualquer dia e horário dentro do período indicado no calendário de exames [todas essas informações de datas e locais de provas estarão especificadas na convocação do candidato que lhe será enviada cerca de 15 dias antes da realização das provas coletivas]. Recebe o diploma apenas o candidato que obtiver no mínimo 5 pontos em cada competência linguística e atingir pelo menos 50 de 100 pontos possíveis na somatória final das notas das provas.
Validadas por uma equipe especializada, as certificações podem ser obtidas com fins apenas pessoais ou de estudo, trabalho ou imigração para um país francófono. Os adultos titulares das versões TOUT PUBLIC do DELF B2 e DALF C1 estão geralmente aptos a ingressar nas universidades francófonas e o DELF B1 permite obter a nacionalidade francesa. Há também as versões adaptadas às crianças, o DELF PRIM (do A1.1 ao A2), e aos adolescentes, o DELF junior/scolaire (do A1 ao B2).
Por serem diplomas independentes e não havendo nenhum pré-requisito, o candidato pode se inscrever diretamente para o exame de sua escolha em função do seu nível. O DELF/DALF obedece às normas internacionais da ALTE de elaboração de avaliações e, em Goiás, apenas a Aliança Francesa de Goiânia tem permissão da FEI (France Éducation international) para aplicar suas provas que acontecem três vezes por ano, sendo que, em 2022, os exames serão realizados em março (DELF/DALF Tout Public do A1 ao C2), junho (DELF/DALF Tout Public do A1 ao C2, DELF Scolaire do A1 ao B2 e DELF PRIM do A1.1 ao A2) e  novembro (DELF/DALF Tout Public do A1 ao C2, DELF Scolaire do A1 ao B2 e DELF PRIM do A1.1 ao A2).  Para saber mais sobre conteúdo, programa, duração e modelos de provas, consulte o site oficial da FEI (France Éducation international), órgão associado ao Ministério da Educação Nacional Francês responsável pelos diplomas DELF/DALF.
 

RESULTADO E DIPLOMAS

Documentação com notas

Após ser comunicado do resultado por e-mail, compareça à secretaria da Aliança Francesa de Goiânia para retirar o seu atestado de aprovação ("Attestation de réussite") ou, em caso de não admissão, de o seu "Relevé de résultats". Estes documentos contêm as notas obtidas em cada prova e podem servir para dar continuidade em pedidos oficiais de bolsas/nacionalidade e comprovam ou não a realização do exame e nível de língua do candidato enquanto aguardamos a confecção e chegada do diploma.

Importante: Sempre verifique se suas informações pessoais estão todas corretas nos documentos que lhe serão enviados/entregues. A falta de revisão desses dados pode ocasionar erros na emissão do diploma e, neste caso, há custos para sua reedição (taxa cobrada pela FEI de 7 euros)!

 

Diplomas

Os diplomas são emitidos pela FEI (France Éducation international), órgão associado ao Ministério da Educação Nacional Francês. Por essa razão, o prazo aproximado para entrega dessa documentação é de 3 meses a partir da data de divulgação dos resultados. Os candidatos serão informados pela secretaria e/ou coordenação pedagógica sobre a chegada do diploma e procedimentos para a retirada do documento.